quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Liberdade de Expressão uma Ova, é Manipulação Mesmo !

 Há muitos anos os meios de comunicações brasileiros atacam os setores populares e os que lutam por direitos, muitas vezes básicos (no mundo há padrões disso hoje). De Carlos Lacerda aos dias atuais são muitos exemplos. Estes setores sempre reivindicam, mesmo todos tendo mamado nas tetas da Ditadura Militar, a Liberdade de Expressão e Imprensa Livre. Dificilmente criticam seus padrinhos Militares golpistas, geralmente de forma fantasmagórica, criticam as experiências socialistas, sim, mesmo não existindo o principal país que foi a União Soviética, há mais de 30 anos.

Não fazem isso de graça, procuram fazer a manutenção do senso comum conservador, procurando sempre trazer fatores favoráveis ao capitalismo e suas desigualdades, sabem que o debate socialista tem sua força, desde Marx. Técnicas modernas de manipulação são praticadas e diariamente anestesiar é o melhor remédio, lembro que a TV Globo, líder de audiência passa 5 novelas por dia, e quando não passa, tem programas que falam das novelas. 

No Brasil temos revistas, jornais, rádio (alcance razoável) e o principal a TV. Mesmo tendo aumentado o número de TV paga, ainda sim a aberta é o principal meio. Record, Band, SBT, Globo e Rede TV são as principais e de alcance nacional nas TVs afiliadas. 

Bom, depois da eleição de Hugo Chávez na Venezuela, país com alcance econômico razoável devido o petróleo e guinada para esquerda melhorando as condições de vida do povo, ganhando apoiou popular e ligando o sinal de alerta das atrasadas oligarquias latino - americanas, no Brasil há sempre um rechaço pelos meios "livres de comunicação". Sim, claro, sempre com a opinião única e sem direito a uma segunda opinião.

Passado 3 governos do PT, sendo 2 de Lula e 1 de Dilma, setores extremistas da direita brasileira, aliados a parte da "mídia livre" tem evocado a luta contra o bolivarianismo - chavista - castrista - comunista no Brasil. Sim, não perca a conta, são bons de adjetivos. Tudo isso, mesmo com o PT estando setores importantes da direita brasileira, sem falar do poder econômico, compondo a coalizão de governo. Apesar desta ilusão, e o medo real da Venezuela, mas que não tem se materializado como real no Brasil, mas sim na força política no continente e geopoliticamente no mundo, percebemos que estes setores tem interesse em certas disputas ideológicas e fatias econômicas do país. Procuram em nome da liberdade de expressão, manipular o povo, aterrorizando com o medo do "comunismo" mesmo o PT e o Brasil estando muito longe de qualquer socialismo (socialismo e comunismo são diferentes só para avisar). Mesmo o PT não aterrorizando em nada os interesses deles, o cristão novo não é aceito e ainda é taxado de comuna, interesses radicais e mais extremistas por trás existem sim, mas ainda minoritários, sim, até porque as classes dominantes pelo que consta não rasgam dinheiro. 

A mídia brasileira manipula diariamente o povo, não há real liberdade de expressão no país pelos meios de comunicação e quem censura não é o governo, mas sim os canais de TV, rádio, jornais e revistas, são eles que proíbem o debate público, o direito de resposta, o direito a uma segunda opinião, o embate de diferentes visões de mundo, o que há é uma ditadura da opinião única, que é o conservadorismo político e o neoliberalismo econômico, Diariamente procuram desestabilizações, conspiram sim, golpismo S/A desde 2003, mesmo o PT não sendo ameaça, a questão é outra, elitismo puro sangue, e quem sabe oposição no continente a governos que incomodam bastante a elite continental, como o da Venezuela (chamar de Ditadura é a técnica principal de manipulação deles), verdade seja dita, o PT não ajuda, mas também não atrapalha estes governos, e isso irrita estes setores extremistas. 

Neste sentido, e nem é socialismo o que coloco aqui, democratizar a mídia é algo que deveria ocorrer, e só ocorreria com forças sociais com reais forças, porém tais forças hoje ainda estão tentando se reconstruir. Porque ter mais canais de TV, inclusive públicos e outros meios diversos é algo que procuraria furar a censura imposta pelos meios de comunicação privados no Brasil, ter o livre debate assegurado, daria outras visões de mundo ao povo, hoje o que ocorre é manipulação pura, sendo a mídia um verdadeiro partido político.

Manipulação, censura, e mentiras, demonstram que liberdade de expressão é uma ova, o que ocorre é uma vergonha diária, tendo hoje a Revista Veja como o meio mais agressivo da imprensa escrita, golpistas sem vacilar, e a TV Globo como o mais eficiente para garantir os interesses econômicos dominantes no país, ah o SBT em franca decadência, agora se afunda de vez com desqualificados com rebaixamento intelectual em alguns jornais de baixa audiência e programas da madrugada e não é o Cine Privê, melhor se fosse.

Everton Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário