quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Liberdade de Expressão uma Ova, é Manipulação Mesmo !

 Há muitos anos os meios de comunicações brasileiros atacam os setores populares e os que lutam por direitos, muitas vezes básicos (no mundo há padrões disso hoje). De Carlos Lacerda aos dias atuais são muitos exemplos. Estes setores sempre reivindicam, mesmo todos tendo mamado nas tetas da Ditadura Militar, a Liberdade de Expressão e Imprensa Livre. Dificilmente criticam seus padrinhos Militares golpistas, geralmente de forma fantasmagórica, criticam as experiências socialistas, sim, mesmo não existindo o principal país que foi a União Soviética, há mais de 30 anos.

Não fazem isso de graça, procuram fazer a manutenção do senso comum conservador, procurando sempre trazer fatores favoráveis ao capitalismo e suas desigualdades, sabem que o debate socialista tem sua força, desde Marx. Técnicas modernas de manipulação são praticadas e diariamente anestesiar é o melhor remédio, lembro que a TV Globo, líder de audiência passa 5 novelas por dia, e quando não passa, tem programas que falam das novelas. 

No Brasil temos revistas, jornais, rádio (alcance razoável) e o principal a TV. Mesmo tendo aumentado o número de TV paga, ainda sim a aberta é o principal meio. Record, Band, SBT, Globo e Rede TV são as principais e de alcance nacional nas TVs afiliadas. 

Bom, depois da eleição de Hugo Chávez na Venezuela, país com alcance econômico razoável devido o petróleo e guinada para esquerda melhorando as condições de vida do povo, ganhando apoiou popular e ligando o sinal de alerta das atrasadas oligarquias latino - americanas, no Brasil há sempre um rechaço pelos meios "livres de comunicação". Sim, claro, sempre com a opinião única e sem direito a uma segunda opinião.

Passado 3 governos do PT, sendo 2 de Lula e 1 de Dilma, setores extremistas da direita brasileira, aliados a parte da "mídia livre" tem evocado a luta contra o bolivarianismo - chavista - castrista - comunista no Brasil. Sim, não perca a conta, são bons de adjetivos. Tudo isso, mesmo com o PT estando setores importantes da direita brasileira, sem falar do poder econômico, compondo a coalizão de governo. Apesar desta ilusão, e o medo real da Venezuela, mas que não tem se materializado como real no Brasil, mas sim na força política no continente e geopoliticamente no mundo, percebemos que estes setores tem interesse em certas disputas ideológicas e fatias econômicas do país. Procuram em nome da liberdade de expressão, manipular o povo, aterrorizando com o medo do "comunismo" mesmo o PT e o Brasil estando muito longe de qualquer socialismo (socialismo e comunismo são diferentes só para avisar). Mesmo o PT não aterrorizando em nada os interesses deles, o cristão novo não é aceito e ainda é taxado de comuna, interesses radicais e mais extremistas por trás existem sim, mas ainda minoritários, sim, até porque as classes dominantes pelo que consta não rasgam dinheiro. 

A mídia brasileira manipula diariamente o povo, não há real liberdade de expressão no país pelos meios de comunicação e quem censura não é o governo, mas sim os canais de TV, rádio, jornais e revistas, são eles que proíbem o debate público, o direito de resposta, o direito a uma segunda opinião, o embate de diferentes visões de mundo, o que há é uma ditadura da opinião única, que é o conservadorismo político e o neoliberalismo econômico, Diariamente procuram desestabilizações, conspiram sim, golpismo S/A desde 2003, mesmo o PT não sendo ameaça, a questão é outra, elitismo puro sangue, e quem sabe oposição no continente a governos que incomodam bastante a elite continental, como o da Venezuela (chamar de Ditadura é a técnica principal de manipulação deles), verdade seja dita, o PT não ajuda, mas também não atrapalha estes governos, e isso irrita estes setores extremistas. 

Neste sentido, e nem é socialismo o que coloco aqui, democratizar a mídia é algo que deveria ocorrer, e só ocorreria com forças sociais com reais forças, porém tais forças hoje ainda estão tentando se reconstruir. Porque ter mais canais de TV, inclusive públicos e outros meios diversos é algo que procuraria furar a censura imposta pelos meios de comunicação privados no Brasil, ter o livre debate assegurado, daria outras visões de mundo ao povo, hoje o que ocorre é manipulação pura, sendo a mídia um verdadeiro partido político.

Manipulação, censura, e mentiras, demonstram que liberdade de expressão é uma ova, o que ocorre é uma vergonha diária, tendo hoje a Revista Veja como o meio mais agressivo da imprensa escrita, golpistas sem vacilar, e a TV Globo como o mais eficiente para garantir os interesses econômicos dominantes no país, ah o SBT em franca decadência, agora se afunda de vez com desqualificados com rebaixamento intelectual em alguns jornais de baixa audiência e programas da madrugada e não é o Cine Privê, melhor se fosse.

Everton Souza


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Nova Direita ou Velha Extrema - Direita ?

Desde o aumento da utilização das Redes Sociais, em especial Blogs, Canais do YouTube e o Facebook, temos visto mais de perto os "filhos" dos meios de comunicações privados brasileiros manifestarem suas opiniões em diversos espaços da internet. Eles não apenas manifestam as "opiniões" como criam perfis, comunidades, páginas, enfim, colocam algum nível de organização virtual em prática.

É sabido que desde o velho PT chegando ao atual, o ódio de setores médios da sociedade brasileira sempre foi grande, ódio este alimentado pela velha guerra fria, dos tempos do anticomunismo que se transferiu ao PT, seja em épocas que foi de fato de esquerda ou atualmente que é colocado assim, mas não necessariamente é mais. 

Estes setores que se utilizam em especial da internet, na atualidade começam a mostrar as suas garras. São setores que não são ligados a direita tradicional, votam nela, mas não são ela. São setores que sempre existiram, mas andavam desorganizados e com vergonha de colocar as opiniões deles na sociedade, vergonha compreensível, pois pregar o desrespeito aos direitos humanos, pregar o ódio e a intolerância, é algo bem difícil de fazer e algo bem complicado de aceitar. 

Paulo Arantes em um texto na coluna opinião  da Folha de São Paulo em 31/10/2014, disse que estes setores ganharam alguma visibilidade depois das chamadas Marchas de Junho de 2013, colocando eles como uma Nova Direita. Concordo em partes com Arantes, de fato estes setores se colocaram nas Marchas de Junho, de forma truculenta, violenta e tentando manobrar a massa para ambições golpistas e ditatoriais, mas pararam apenas na violência, o que não é de se surpreender. Porém, venho mapeando estes setores desde 2012 pelas redes sociais, percebo que eles existem desde antes inclusive. Com vídeos conferências tentam estudar algo, mesmo que confuso e sem muita bibliografia, costumeiramente discordando do que visivelmente desconhecem que é o tal do comunismo. Usam o facebook para conversar, divulgar vídeos, sites e blogues. Mas é notório o quanto eles tem referencia na mídia privada em especial em Revistas como a Veja, Jornais como o Estadão e gostem ou não a TV Globo. Usam muito de argumentos de supostos intelectuais que surgem das catacumbas de fantasmas do passado, para tentar organizar algum tipo de pensamento, principalmente de Blogues bancados pela Veja da Editora Abril. Nomes obscuros surgem, sinceramente não quero dar ibope para eles, mas alguns como Reinaldo Azevedo entre outros, são os gurus destes setores, inclusive gente que vive fora do país e tenta hipnotizar pessoas pelo Youtube com alucinações anticomunistas.

Mas na verdade estes setores não são uma "Nova Direita", ao contrário, são a velha Extrema - Direita. Páginas do facebook como OCC (Organização de "Combate a Corrupção) ou até nazifascistas, como Carecas do Brasil, Orgulho de Ser 32, passando por outras menores, colocam os reais interesses destes velhos setores remasterizados com alguma juventude recrutada pela internet. Pregam que o Governo do PT é um governo de esquerda que pavimenta caminhos ao comunismo, mesmo sendo ao contrário, a pavimentação sendo capitalista, pregam que o PT é extremamente corrupto, como a velha escola corrupta do lacerdismo udenista que estes setores fazem parte, fazia antes de 1964, bem antes aliás. Dentro disso a mágica da solução que eles encontram é a "Intervenção Militar" que na prática tenta enganar o público para não chamar do óbvio que é Golpe Militar, aliás no começo até chamavam, tinha páginas com este nome. Pregam que depois de 60 dias teria novas eleições, que claro democraticamente teria alguém da indicação deles eleita, isso qualquer idiota pode adivinhar, menos eles.Aliás, talvez por idiotice mesmo não sacam que o PT é um tipo de gestão no capitalismo.

Há lideres virtuais disso, nomes até conhecidos nestas páginas, mas de verdade, sem ibope por aqui também. Mas todos tem o incomum, um ódio descomunal a governos, que mesmo no capitalismo, pregam ser comunistas, mesmo que democraticamente eleitos, pregam que são "ditatoriais". Não tem analise nenhuma, apenas ódio. Cuba volta a pauta deles. Sem grandes rodeios, sabemos que os governos latino - americanos, chamados de progressistas, tem suas diferenças, as vezes grandes, de país para país. De longe podemos perceber que países menores economicamente que o Brasil, estão a esquerda, são eles Bolívia e Venezuela, e em menor grau o Equador. Estes países melhoraram a relação com Cuba, tentando superar os entulhos da Guerra Fria. O Brasil nesta família, até tem boas relações com estes países, mas de longe é o mais moderado e o mais capitalista deste grupo, aqui o PT não quis tocar em interesses fundamentais das estruturas do sistema de acumulação e exploração do capitalismo brasileiro, aliás, na contradição respeita a autodeterminação destes países, mas age com interesses amplamente econômicos com eles. 

Isso é análise, e os setores que trago aqui da velha extrema -direita não fazem isso. Dentro do sistema de paranoia que construíram via internet, começam agora a irem para rua. Tentaram fazer isso em 2013 com notório fracasso. Devido debilidades do governo petista, mais ampla manipulação midiática, estas eleições foram a mais acirrada desde 1989. Mas mesmo assim o ciclo petista não se fechou, muito porque o que se colocava como alternativa, era muito fácil perceber que não tinha alternativa, aliás as frações burguesas no Brasil sabem disso e não rasgaram dinheiro nestas eleições. 

Porém este setor de extrema - direita, que tem seu pequeno Comitê Central em São Paulo, cidade esta que também tem várias organizações de esquerda, tentam animar uma possibilidade de Golpe de Estado. Primeiro vieram com a tal Intervenção Militar e foi uma tragédia, nem a mídia de quem é a maternidade e paternidade deles, apoiou, a direita tradicional repudiou, nem o tradicionalista Alckimim, amigo da Opus Dai e do Instituto Endireita Brasil, passou a mão na cabeça, aliás, parecia os tempos do velho MDB e repudiou tais grupos. Porém eles são persistentes, se dizem brasileiros, mesmo com cara de Miame, e agora focam na Anulação das Eleições e Impeachment de Dilma. Isso tem nome, se chama Golpe. Tentam acumular forças pela internet, nos vídeos, apelos patéticos inclusive, querendo salvar o país do Comunismo, sinceramente não sabia que a FIESP é comunista, um dos setores que não se opõe ao Governo, mantém forte ligação aliás. O ódio ao velho PT é a grande chave mestra de tudo isso, não admitem no fundo no fundo que um partido de origem de esquerda administre com competência o capitalismo brasileiro e seu sistema de exploração, colocam toda culpa nos restritos programas sociais, que países que pasmem como o "comunista" Estados Unidos da América tem inclusive mais amplos que o Brasil, fora vários países europeus, lembro que tais Programas Sociais são elogiados pelo Banco Mundial, que talvez seja comunista também. 

Mas não adianta caricaturizar eles, já são caricaturas, mas não dá para negar a realidade de existência deles. São setores que não tem controle, não são ligados a direita tradicional e tentam hoje forjar alguma direção fora da internet, que no caso tem sido agora a família Bolsonaro, que pregam abertamente a volta das torturas e assassinatos no Brasil por meio de uma Ditadura, que claro, o papai Jair seria o candidato nato a Ditador, se antes se diziam contra lideres, para disfarçar, hoje tem seus pequenos lideres, que bancam e sobem nos caminhões de som

Este setores vão tentar sair as ruas novamente, tem até datas marcadas. Não sabemos as reais forças deles, na verdade nem eles. Sabemos apenas que limite tem para todos, esta em oferta, e para eles não tem porque ser diferente. O certo mesmo é que teremos que conviver com estes setores e até disputar com eles, o real mesmo no virtual existe e tem que ser desmascarado. Os reais interesses destes grupos são exterminar qualquer pensamento, pessoa ou grupos que eles consideram de esquerda, exterminar significa, banir, expulsar e evidentemente matar, mesmo que neguem, o debate não é o forte deles, até porque xingos e ameaças não é debate. Em nome da democracia, pregam o fim de alguma democracia que temos, em nome da liberdade, a proposta deles é atacar as liberdades que temos. Já falam abertamente em banir o PT, em uma mescla de choro dos derrotadas com uma séria proposta de extermínio de quem é petista e tem o direito de ser. Os Meios de Comunicação tem grande culpa nisso, suas manipulações e falta de liberdade de expressão, sem direito ao debate, ao contraditório, a uma segunda opinião, promovendo uma verdadeira ditadura da opinião única, são os verdadeiros mentores intelectuais destes setores que pasmem, acreditam veemente que esta mídia é a favor do PT e da esquerda, ou seja, são de extrema mesmo.

Ódio, intolerância, preconceito e fim das chamadas liberdades democráticas, move esta gente, a internet facilitou o contato deles, mesmo com seus limites. Ou seja, os setores progressistas, populares, de esquerda e até democráticos tem o dever de levantar a bandeira contra o autoritarismo e contra este clima de ódio que tentam espalhar. Setores consideráveis das massas trabalhadoras, no qual muitos também votaram em Aécio, voltaram a rotina, aceitaram os resultados eleitorais, e as hordas fascistas tentam mudar a opinião deste setores, mas como eu disse, a internet tem seus limites. As lutas tem que continuar, é o modo mais correto de enxotar estes setores extremistas para o submundo de onde vieram, tendem a diluir os chamados deles, mas só ocorrerá isso se não negar a existência deles e não subestimar. A conjuntura não é a mesma de 64 para um golpe, não, elementos que vai desde termos mais que o dobro de habitantes, das cidades serem hegemônicas e não mais o campo, da conjuntura internacional não ser a mesma, e desafios sociais no Brasil não serem os mesmos, tendo elementos que com certeza uma ditadura não saberia lhe dar, como o Crime Organizado, dificulta o militarismo que estes setores pregam. Podem querer inflar a massa para um "novo" Fora Collor, mas o PT não é Collor. Podem querer reeditar o Paraguai ou Honduras com Golpe Institucional, mas aqui também não é o Paraguai e Honduras. O que mais me preocupa é eles ganharem o senso comum, deixando este mais conservador do que já é no Brasil e isso é preocupante ocorrer, pois alguns avanços que foram conquistados ou estão em vias de conquistas são ameaçados, fora a violência que podem promover, ou seja, o único modo de contrapor a tropa de choque dos que mesmo sem controle e independentes e que na família da direita já estão se isolando, é isola-los cada vez mais e deixar claro que estes setores são o que são, autoritários e ditatoriais, a luta exige isso, não adianta mais subestimar, isso não ajuda mais.

Everton Souza