sábado, 24 de março de 2012

Guarullhos-SP e a luta dos Trabalhadores Municipais



Os trabalhadores do serviço público sofrem? Sim, entre os baixos salários, ainda tem assédios morais, perseguições políticas, entre várias coisas. Mas quando um partido que diz ser diz ser dos trabalhadores as coisas mudam? Não no Brasil atual.
Os trabalhadores dos serviços públicos em Guarulhos, desde setembro de 2011 estão em luta para que a prefeitura aceite a pauta de suas reivindicações. No meio desta história, a Prefeitura de Guarulhos, negociou em privilegiado com algumas categorias e deixou outras de fora.
A partir disso, diversas categorias se colocaram em luta contra esta injustiça, advinda tradicionalmente dos Tucanos do PSDB, agora o PT. Nesta luta, se colocou na vanguarda os/as Assistentes Sociais e Psicólogos/as, cujo montaram com autonomia e independência uma Comissão de Assistentes Sociais e Psicólogos, tendo puquissímo apoio do Sindicato dos Servidores de Guarulhos (SAP) comandado pela Força Sindical. Dentro desta Comissão de Profissionais, principalmente estas categorias, mas tendo outras junto também, reuniões, assembleias, atos públicos e principalmente, disponibilidade para negociar, sempre foi á prática da comissão.
Mas com o passar do tempo, paciência tem limites! Este ano, as negociações, por parte da Prefeitura endureceram, e no dia 22/03 quando a prefeitura prometeu uma reunião final no âmbito das negociações, esta foi marcada para as 14h, na Secretaria de Administração e Modernização. Os trabalhadores liderados pela Comissão de Profissionais estavam todos lá. Porém, mais uma vez foram enrolados, Sindicato e Prefeitura, disseram que a reunião não foi marcada para aquele dia e que houve falha na comunicação e que teriam que remarcar, numa clara manobra contra os trabalhadores. Porém, estes não se acuaram, ocuparam tal Secretaria e exigiram já na porta do gabinete que o secretário atendesse os trabalhadores. Depois de muita pressão e visível apavoramento do governo e sindicato, os trabalhadores foram recebidos, e o governo foi obrigado a dar sua versão para tal desrespeito, e não convenceu ninguém. No final os trabalhadores conseguiram uma reunião para o outro dia, 23/03, para um horário absurdo, ás 20h. De novo, aguerridos e unificados para seus objetivos, eles estavam lá. Porém o Governo Tucano do PT mais uma vez deu suas amostras de intransigência, atrasando até ás 23:30h a reunião. Neste horário o sindicato chegou e o governo covardemente entrou pela porta dos fundos. A Comissão dos trabalhadores/as finalmente foi negociar os interesses dos trabalhadores e bingoooo, o governo já passando da 0h disse que não tinha proposta nenhuma e que não tem orçamento para atender os trabalhadores; porém nesta semana foi anunciado um aumento absurdo nos salários do poder executivo e legislativo, caindo assim por terra o argumento, fora a situação de já ter negociado em separado com algumas categorias profissionais.
Os trabalhadores transtornados de novo ocuparam a porta do gabinete exigindo a negociação, e gritos como: tucanos do bico vermelho, traidores, entre outros foram entoados pelos trabalhadores. Porém o governo deu por encerrado a negociação.
Agora o governo vai ter que aguentar, os trabalhadores nesta semana vão com toda legitimidade de quem sempre quis negociar, preparar uma greve de todo o serviço público, e mesmo com contradições o Sindicato dos Servidores vai ter que assumir junto com a Comissão de Assistentes Sociais e Psicólogos e outras categorias a Greve. E ai PT até quando vai mentir e ficar pousando de esquerda? Vão ter a resposta que merecem, e os Trabalhadores do Serviço Público vão a luta em Guarulhos – SP.

Ousar Lutar, Ousar Vencer
Everton Souza
Construindo a Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora
Jornal “Arma da Crítica”

Nenhum comentário:

Postar um comentário